domingo, 12 de abril de 2009

Superando o Rancor e a Raiva

A paz do Senhor Jesus Cristo, quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus nosso pão diário.

Tema : Mt 18 v 21-22
21 Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?
22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.

Titulo : Superando o Rancor e a Raiva

Introdução : Com freqüência temos vividos momentos de tristezas, por parte de amigos, irmãos, pai, mãe, vizinhos, colegas de trabalho, chefes dentre outros. O problema é que diante de tantas tristezas, uma semente de ÓDIO, RAIVA e RANCOR, tem sido plantada e regada em nossos corações. E por conseqüência desta raiva, ódio e rancor, temos nos tornados pessoas amargas, fechados para as pessoas e com freqüência se explodindo com pessoas que não tem nada a ver com o pato como diz o ditado popular.
A pergunta é: Como anular esta semente de Ódio, Raiva e Rancor? Como para este crescimento? Como Superar as tristezas e magoas?
A resposta o Senhor Jesus Cristo a questão do perdoar o irmão foi alem do que Pedro e todos nós poderíamos esperar, pois disse-lhe Jesus a Pedro
→ “Até setenta vezes sete” (Mt 18v 22)

► A questão do perdão é tão sublime, pois, se perdoarmos quem nos ofendeu; de Deus também seremos perdoados e o contraio também é verdadeiro.
Veja :
(Mt 6v 14-15)
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

● Quando olhamos para os grandes homens da Bíblia Sagrada, enxergamos que todos eles sofreram olhe o exemplo de Davi, pois, foi perseguido pelo rei Saul sem causa, movido unicamente por inveja.

(I Samuel cap 18 v 8-9, 11)
8 Então Saul se indignou muito, pois aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares atribuíram a Davi, e a mim somente milhares; que lhe falta, senão só o reino?
9 Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita.
11 E Saul arremessou a lança, dizendo consigo: Encravarei a Davi na parede. Davi, porém, desviou-se dele por duas vezes.

→ E após muita perseguição contra Davi, Deus agora inverte a situação, permitindo que o rei vai dormir na caverna que Davi se escondia. Davi foi aconselhado pelos seus companheiros de fuga , Deus colocou teu inimigo diante de ti mate-o, qual foi sua resposta :

I Samuel cap 24 v 10
“Eis que os teus olhos acabam de ver que o Senhor hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna; e alguns disseram que eu te matasse, porém a minha mão te poupou; pois eu disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, porque é o ungido do Senhor.”

Comentário : Você é capaz de poupar teu irmão, ainda que seja aconselhado para se vingar? Pois oportunidade maior não haverá! Você é capaz de deixar o ÓDIO, o RANCOR de lado, por causa do perdão. Saiba que seu bem estar sua cura interior depende disto. Perdoar o Irmão que te ofende.

→ Quantas vezes Sete? Não Setenta Vezes Sete. (Mt 18 v22)
● Estas Palavras são do Mestre o Senhor Jesus, aquele que diante de tanto ódio e inveja, foi crucificado, por qual pecado? Se da sua boca não saiu palavra de engano!(1Pd cp 2v22) E que lá na cruz quando seus inimigos o afrontava dizendo :

“Se tu és o filho de Deus desce daí, porem ao contrario do que se esperava ele disse :

→ “Pai perdoai pois eles não sabem o que fazem” (Lc 23 v34)

Conclusão : Quero concluir dizendo, que existe inúmeros motivos, para nos irarmos e ficarmos irritados com muitas pessoas, porem, quando olharmos para nós veremos, que nos tornamos uma pessoa sem graça e amarga, pessoas esta que todos querem evitar. Porem se liberarmos o perdão para aquele que nos ofendeu, de Deus também seremos perdoados e passaremos a ter cura e paz na alma e sentiremos com mais freqüência a presença de Deus e de seu Espírito Santo.

Ev. Eli Hudson
Ass.Deus M.Perus