quarta-feira, 4 de agosto de 2010

COMO LIDAR COM AS PERDAS?

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: Jó cap 1 v 20-21

“Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.”

Titulo: Como lidar com as perdas?

Introdução: Meus amados, não é fácil para ninguém perder alguma coisa, isto falo das menores coisas que são corriqueiras para nós, como perder o ônibus, o trem o elevador, etcs; e quando se trata de coisas vitais? Exemplos: roubaram meu carro, roubaram meu pagamento, perdi todos os meus documentos, perdi o emprego, etcs; será que é fácil lidar com isto? Pensamos agora: E quando se trata de perdas irreparáveis? Perdi minha mãe ou pai, irmã ou irmão, Filhos, perda da esposa ou marido, etcs;(Eu Já vivi perdas assim). Meus amados diante de tantas perdas ou possíveis perdas; como eu devo lidar com isto? Trago aqui por meio da palavra de Deus (Bíblia Sagra), o exemplo de Jó servo de Deus, que passou por grandes perdas e não foram perdas corriqueiras foram perdas irreparáveis, mas, com a ajuda de Deus, ele soube lidar com tudo que lhe sobreveio.

● O QUE JÓ TINHA E QUAIS FORAM AS SUAS PERDAS?

→ Tinha quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas (Jó cap 1 v 3)

● Ladrões vieram roubaram os bois (Jó cap 1 v 14-15)

→ Tinha Sete mil ovelhas (Jó cap 1 v 3)

● As ovelhas morreram queimadas por fogo que caiu do céu (Jó cap 1 v 16)

→ Tinha três mil camelos (Jó cap 1 v 3)

● Ladrões em três bandos roubaram os camelos (Jó cap 1 v 17)

→ Tinha dez filhos, sendo sete homens e três mulheres (Jó cap 1 v 2)

● Perdeu os dez filhos,pois, veio um forte vento e derrubou a casa de um de seus filhos, no dia em que estavam todos os filhos reunidos num banquete (Jó cap 1 v 18-19)

● Perdeu a saúde (Jó cap 2 v 7)

Comentário: Meus amados, tudo isto aconteceu a Jó em um único dia; com exceção a sua saúde. Como Jó conseguiu suportar a tudo isto? Pois era o homem mais rico de toda a terra do oriente (Jó cap 1 v 3), o mais respeitado por todos os homens, sem contar o fato de não ser um milionário egocêntrico, pois, o próprio Deus deu testemunho de Jó na ocasião em que o diabo o acusador dos homens, subiu ao céu afim de acusar alguém, pois, é isto que ele faz até agora diante de Deus (Jó cap 1 v 6) (Apocalipse cap 12 v 4), mas Deus disse ao diabo “Você viu o meu servo Jó, ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que me teme a Deus e se desvia do mal” (Jó cap 1 v 8), perceba que Jó não andava com arrogância, cheio de razão, fazendo o que bem lhe parecia, não; pelo contrario Deus o aprova em seus caminhos; Agora eu lhe pergunto: Se isto te acontece-se, tendo você todas estas riquezas e muitos filhos, sem contar as virtudes pessoais; como você lidaria com tantas perdas? Deus foi injusto com você? Veja a seguir como Jó lidou com tudo isto.

● RECONHECENDO A SOBERANIA DE DEUS

Jó cap 1 v 21

“Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.”

Comentário: Jó não foi indiferente ao que estava lhe acontecendo, pois, rasga sua roupa, raspa a cabeça e lança-se por terra para se humilhar diante de Deus o Senhor por tudo que estava acontecendo a sua vida, mas, suas palavras foram de adoração e reconhecimento da soberania de Deus sobre todos os homens, e ele não podia se esquivar disto, e enquanto adora a Deus, reflete que quando nasceu ele nada trouxe para este mundo, e quando se morre nada se leva para lá e conclui “Bendito seja o Senhor”. Meus amados por reconhecer a soberania de Deus sobre si, por se humilhar diante de Deus para adorá-lo em oração e ao invés de blasfemar de Deus, de praguejar, de murmurar ou dizer: Eu procuro ser o mais honesto possível, sou humilde; e é isto que Deus me reserva! Jó foi o oposto de tudo isto, ele reconhecia a soberania de Deus e ao fazer isto, Deus o conforta trazendo ao seu entendimento uma reflexão da razão do viver e do morrer, do ganhar e no perder, e de tudo o que realmente importa e o que não importa, e isto lhe aconteceu, porque Deus estava com ele enquanto resolveu adorá-lo em meio às aflições das perdas, sim, eu confirmo, se existe algum segredo na vida de Jó para lidar com as perdas, seu segredo foi o Senhor Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o consolador por excelência; isto também nos faz lembrarmos da ocasião em que o Senhor Jesus, diz aos seus doze discípulos que retornaria para seu Pai o Deus de Jó, e os discípulos ficaram com seus corações turbados de tristezas, mas, o Senhor Jesus disse “Não se turbe vosso corações credes em Deus e credes também em mim” (João cap 14 v 1), e ainda disse “Eu vou, mas rogarei ao Pai que vos envie outro consolador” (João cap 14 v 16-19), e para nossa alegria o Consolador já veio e se chama Espírito Santo (Atos cap 2 v 2-4), este é a terceira pessoa da trindade santa dita por Jesus Cristo (Mateus cap 28 v 19); sendo que esta promessa Deus revelou ao profeta Joel (Joel cap 2 v 28-29), foi confirmada por Jesus Cristo(João cap 14 v 16-19), vivenciada pelos discípulos e por todos que crêem em Jesus o Filho de Deus, “Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar” (Atos cap 2 v 39).

● EM QUE ESTAMOS FIRMADOS?

Mateus cap 7 v 24 e 26

“E disse Jesus: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado ao homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.”
Comentário: O Senhor Jesus questionou as nossas bases, pois, ao as palavras acima citadas; dizia: “Em qual lugar você está firmado? Ou ainda; Aonde você fez a sua casa?” meus irmão existe dois fundamentos revelados por Jesus Cristo a rocha em que devemos crer e estarmos firmados veja: “E disse Deus: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido.” (Romanos cap 9 v 33), também disse o Salmista cap 18 v 2 “O Senhor é minha rocha”, logo meus amados tudo aquilo que nós nos apoiarmos, que não seja as palavras de Deus o Pai, de seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo, é areia, não há segurança nenhuma é insensatez. Logo o Senhor Jesus conclui suas palavras ao dizer, que virá as chuvas, as torrentes e os ventos contra as nossas vidas, isto para ambos; tantos para os que estão na areia como para os que estão na rocha veja:

→ Mateus cap 7 v 25
“E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.”

→ Mateus cap 7 v 27
“E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.”

● POIS PARA GANHARMOS O CÉUS ONDE DEUS HABITA É NECESSARIO PERDERMOS MUITAS COISAS

→ Disse o Senhor Jesus:

Mateus cap 6 v 21

“Pois onde estiver seu tesouro ai estará seu coração”

Comentário: O Senhor Jesus ao dizer estas palavras, revela que se todas as riquezas que me cabe estiverem aqui na terra como desejarei as riquezas celestiais? Disse o Apostolo Paulo inspirado pelo Espírito de Deus “E se esperamos em Cristo só para esta vida somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Corintios cap 15 v 19), logo meus amados, é necessário que deixemos de ser materialistas, amantes das riquezas deste mundo e passemos a amar a Deus e as riquezas que ele prometeu, e a todos que crer no seu Filho Jesus Cristo, pois ainda disse Jesus: “As riquezas deste mundo são minadas por ladrões, mas, as riquezas que vós ajuntardes no céus ninguém poderá tirá-las de vocês” (Mateus cap 6 v 19-20).

Conclusão: Concluo este texto fazendo menção de Jó, pois, não é difícil notar que sua fé estava em Deus e não nas riquezas, e seu sentimento de amor por Deus era maior que amor que sentia por si e por sua família, e é exatamente isto que Deus o Senhor esperar dos homens que o amemos acima de todas as coisas, pois este é o maior de todos os mandamentos “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” ( Deuteronômio cap 6 v 5), e quando isto é obedecido, fica claro de se notar que estas pessoas são inabaláveis, pois: “Os que confia no Senhor serão como os montes de Sião que não se abala, mas, permanecem para sempre” (Salmos cap 125 v 1)

Ev Eli Hudson
Assembléia de Deus