quarta-feira, 8 de setembro de 2010

AS TENTAÇÕES DA HUMANIDADE

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Titulo: As tentações da humanidade

Tema: Mateus cap 4 v 1

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo”

Introdução: Meus amados, trago neste texto um tema muito discutido em todos os meios e classes sociais, denominado de: AS TENTAÇÕES DA HUMANIDADE, pois, não existe um só lugar no nosso planeta em que o ser humano não seja tentado, pois, com freqüência somos traídos por nossa natureza e cedemos as tentações que nos sobrevém; e isto meus amados! Não só acontece comigo ou só com você, mas, com a humanidade inteira, e com bases nas tentações do nosso Senhor Jesus Cristo, sofridas no deserto; quero ousar em dizer, que tais tentações são as principais tentações da humanidade; sendo elas: A TENTAÇÃO DA FOME, A TENTAÇÃO, DE ACHAR QUE PODEREMOS FAZER TUDO O QUE QUISERMOS, A TENTAÇÕES DAS RIQUEZAS GLORIAS E HONRAS. Sim meus amados, tais tentações quando não vencidas, desencadeia uma serie de outras tentações que afasta ainda mais o homem de Deus, todavia, existe um que triunfou sobre todas elas e seu nome é Jesus Cristo o Filho de Deus, que se fez homem e como homem, nos deu o exemplo que podemos vencer tais tentações assim como ele venceu todas elas. Portanto meus amados, eu vos convido a conhecer pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada), os segredos de Jesus Cristo o Filho de Deus, e só assim você encontrara escape para as tentações do seu viver diário.

● A TENTAÇÃO DA FOME

Mateus cap 4 v 2-3

“E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães”

Comentário: O Senhor Jesus Cristo, estava num processo de santificação diante de Deus o Pai, e neste processo ele deixou de se alimentar num período de quarenta dias, e após este período teve fome; e foi nesta ocasião de fraqueza do Senhor Jesus, que aparece o tentador o diabo, para tentar envergonhá-lo tal como envergonhou a Adão no Jardim do Éden, pois, parte da queda da humanidade em Adão, também foi pelo fato, de que o fruto do conhecimento do bem e do mal “Ser desejável para se comer” (Gênesis cap 3 v 6), o que me admira ao examinar este texto, é que para algumas pessoas isto não passa de uma mera tentação, algo leve, mas quem assim pensa, é porque não conseguiram enxergar que parte do que sofremos hoje é por causa da comida, pois, Adão e Eva comeu do fruto proibido por Deus o Pai. E mais, a glutonaria que é o ato de comer em excesso, está classificado na lista dos pecados da carne e o final desta pratica não é o céu ao lado de Deus (Gálatas cap 5 v 19-21), na Bíblia também temos vários exemplos, tais como os de Esaú e Jacó, onde Esaú por estar com muita fome, desprezou as promessas de Deus e as benções de Abrão seu Avô, o qual era dado ao filho mais velho, mas, Esaú trocou por um prato de comida, pois, pensava que ia morrer de fome (Gênesis cap 25 v 31-34). Ainda quero citar mais um exemplo; o exemplo de Davi, que por comida ia matar um homem chamado Nabal e com ele sua família, pois, não quis dar de comer a Davi e a seus soldados; e se não fosse pela sabedoria da mulher de Nabal, chamada Abigail em desobedecer as ordens de seu marido e se humilhar diante de Davi e assumir a culpa da loucura que Nabal em negar comida a Davi e seus soldados, todos estariam mortos; e por que? Por causa da comida. (I Samuel cap 25 v 8 – 35). A verdade meus amados, é que a fome desperta em nós os mais primitivos dos sentimentos, pois, quando estamos com fome, não respeitamos etiquetas e regras de limpeza; lembra da ocasião que os discípulos por fome comeram sem lavar as mãos! Quebrando as regras da sociedade de sua época.(Mateus cap 15 v 2), e teve uma ocasião, que nem o Sábado eles respeitaram (Lucas cap 6 v 1-2) logo, o ser tentado pelo diabo no quesito fome não é uma simples tentação, todavia, o Senhor Jesus preferiu a palavra de Deus como seu alimento, desejando assim alimentar a alma e o espírito do que ceder a tentação do diabo e alimentar sua carne pois desse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” ( Mateus cap 4 v 4), portanto meus amados, ao meditarmos nas palavras de Deus o Pai e do seu Filho Jesus Cristo, nós estamos sendo alimentados por Ele (Deus), e se estamos alimentados com as palavras de Deus, não devemos ceder aos encantos e tentações ligados ao alimentos, pois diz: “Ainda que nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (2 Corintios cap 4 v 16).

A TENTAÇÃO DE ACHAR QUE PODEREI FAZER TUDO O QUE QUISER

Mateus cap 4 v 5 -6

“Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo”

Comentário: Logo que o diabo tentou ao Senhor Jesus no alimento e não teve sucesso, ele em sua sabedoria maligna; (não se engane quanto ao diabo, pois, diz a palavra de Deus, que ele engana as noções com sua sabedoria destrutiva Apocalipse cap 20 v 7-8), observa que o Senhor Jesus era um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas, e diante disto; disse a Jesus: “Pule do pináculo do templo, pois na Bíblia diz que o Filho de Deus será guardado por anjos se tropeçar em alguma pedra”, isto ele fez tentando assim levar ao Senhor Jesus a fazer tudo o que desejasse, desafiando o perigo, pondo em risco a própria vida e os propósitos de Deus para com a humanidade. Meus amados; olhemos para nós mesmo por um momento; Quantos de nós não aceitamos a sugestão do diabo para desafiar o perigo? Quantos de nós não fazermos uso de nossa inteligência para o mal? Quantos de nós não somos apanhados na nossa própria sabedoria? Mas por que? A resposta, esta no fato de não olharmos para o Mestre o Senhor Jesus e seu Santo Exemplo, pois, se ele sendo o Filho de Deus o Pai o Verbo encarnado, soube aceitar os limites impostos por Deus; porque eu e você devemos fazer diferente disto? Pois, a intenção e propósito do diabo é fazer-nos achar que estamos acima da razão e da verdade, que podemos fazer tudo que vier em nossas mentes, exemplos: Eu posso beber, fumar, usar drogas, eu posso ter todas as mulheres que eu quiser, eu posso matar, eu posso arriscar minha vida e a de outros, eu posso tudo; eu só não posso ser punido por tudo isto, pois afinal; quem mandou Deus me dar toda esta liberdade. Meus amados, não se engane, pois, este é os planos do diabo em distorcer as verdades de Deus em mentiras, em manipular homens e mulheres de todas as idades, todavia, quando olhamos para o Senhor Jesus, e vemos ao seu exemplo de obediência e sujeição a Deus o Pai e nos propusermos a imitá-lo; então venceremos a tentação do diabo e triunfaremos em Deus para uma vida de felicidade e paz.

● A TENTAÇÃO DAS RIQUEZAS GLORIAS E HONRAS

Mateus cap 4 v 8-9

“Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”

Comentário: O diabo deu o seu ultimato para o Senhor Jesus, pois, sendo conhecedor das fraquezas humanas, e dos seus desejos por riquezas, honras e glorias e de tudo que os homens fazem para obtê-los; leva o Senhor Jesus e mostra a Ele, todas as riquezas, honras e glorias do mundo inteiro e promete dar a Jesus em troca de sua rendição e adoração; as vezes meus irmãos, eu fico a pensar na ousadia do diabo em pedir que o Filho de Deus o servisse e o adorasse, mas isto; só eleva minha atenção ao meu inimigo invisível (o diabo e seus demônios), pois, se ao Santo de Deus Jesus o Cristo, ele teve tal ousadia; o que não pensar deste fraco homem que sou eu? Esta mesma preocupação teve o Apostolo Paulo quando disse: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”, (Romanos cap 7 v 24), e para minha alegria e tua, a resposta que Deus o Pai deu a ele é a mesma que nos dá hoje ao dizer: “Me de graças por meu Filho, a saber: Jesus Cristo o Senhor!” (Romanos cap 7 v 25), logo meus amados, não tenhas medo do diabo e seus demônios, e não se renda a suas mentiras e seduções, pois, o Senhor Jesus Cristo já o venceu por nós e também venceu a morte, ao ressuscitar ao terceiro dia após ter sido morto pelos pecados da humanidade, pois diz o Apostolo:“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”(João cap 3 v 16), e lembre-se da resposta do Senhor Jesus ao diabo diante de mais está tentação “Escrito está: Só a Deus adoraras e só a ele serviras!” (Mateus cap 4 v 10), em outras palavras, ele estava dizendo: eu não trocarei a minha adoração e serviço a Deus o Pai, por nada neste mundo. Meus amados, ainda me resta três pergunta a fazer:

Você está disposto ao aceitá-lo, servi-lo e adorá-lo; não esperando em troca que ele o torne uma pessoa multimilionária, cheia de glorias e honras por isto?

Você está disposto a crer, que Deus o Pai vai te dar riquezas, glorias e honras a você, mas, não neste mundo e sim na eternidade junto a Ele?

Você está disposto a aceitá-lo e seguir seu exemplo diante das tentações?

O meu desejo, e o de Deus antes de mim; é que sua resposta sejas SIM EU QUERO.

Ev. Eli Hudson

Assembléia de Deus