terça-feira, 12 de outubro de 2010

VENCENDO OS GIGANTES

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: 1º Samuel cap 17 v 37

“O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu.”

Titulo: Vencendo os Gigantes

Introdução: Meus amados; qual de nós, não vivemos momentos de grandes dificuldades? Qual de nós já não teve que enfrentar grandes desafios? Agora eu pergunto qual de nós já venceu um leão e um urso em diferentes ocasiões para defender uma ovelha? Qual de nós já enfrentou um gigante guerreiro com aproximadamente três metros de altura, que desde a infância tinha experiências em batalhas? E que por sua vez, este gigante estava revestido com: couraça, escudo, capacete, sapatos blindados e com uma grande espada. (1º Samuel cap 17 vs 1- 4 e vs 34-35). Meus queridos, a resposta de todos, levando em consideração o contexto de nossas vidas e do nosso cotidiano, não pode ser outra a não ser esta; eu não enfrentei nada disto, todavia, ninguém pode negar que enfrentar, um leão, um urso e viver para contar a história não se trata de desafios pequenos, e o que não dizer de enfrentar uma arma de destruição (grifo meu), no caso o Gigante, pois, o ser humano, talvez não supere os animais em ferocidade e força, mas, e nas estratégias, e nos ataques certeiros, e por se tratar de Gigante pensa na força deste homem! Diante disto, eu te convido a examinar pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada), como este Jovem cujo nome é Davi, venceu todos este desafios; e também veremos qual foi o exemplo que ele nos deixa como filhos de Deus em Jesus Cristo o Salvador de todos que crê.

● QUEM ERA DAVI

→ Um jovem pastor de ovelhas e o filho caçula da casa de seu pai (1º Samuel cap 16 v 11)

Comentário: Aos olhos naturais da sociedade, Davi era só mais um camponês que vivia sua vidinha, sem grandes projetos e sem um futuro brilhante, pois, o que esperar do caçula? Existe um dito bem utilizado para corrigir crianças “Enquanto você está vindo com o milho eu já estou voltando com o cural” em suma; nunca o mais novo terá condições de superar os mais velhos, todavia, meus queridos; está não é uma decisão humana em exaltar o menor, pois, esta decisão vem de Deus.

● EXISTE ALGUM CRITÉRIO PARA A ESCOLHA DE DEUS?

a resposta é sim veja:

→ Deus olha o coração do homem não a aparecia deles (1º Samuel cap 16 v 7)

→ E os seus padrões para escolher alguém, são diferentes dos padrões humanos

Veja:

“Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.”(1ºCorintios cap 1 v 27-29)

Comentário: Trago uma boa noticia para você que se sente o menor na sua casa, o menor do seu trabalho, o menor no seu grupo de amizades, o menor na igreja em que congrega; etc, pois, Deus está à procura de pessoas, que são humildes de espíritos veja o que disse o Senhor Jesus “Bem aventurado os pobres de espíritos, pois, serão deles o reino dos céus” (Mateus cap 5 v 3), Deus deseja encher os humildes de espíritos com sua presença e poder, pois, Deus busca o contrario dos padrões sociais, Ele não Busca: pessoas arrogantes, cheias de si, que se vangloria de sua sabedoria e inteligência, pois, o que Deus está buscando são pessoas: humildes, que reconheçam sua dependência Divina, e que o glorifique em cada vitória e conquista; e o reconheça como seu provedor e Senhor.

● FALEMOS DA UNÇÃO DE DEUS SOBRE DAVI

1º Samuel cap 16 v 13
“Então Samuel (o profeta), tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi”

→ A unção que estava sobre Davi era a unção de futuro rei de Israel

Comentário: Esta unção que Deus deu a este Jovem, era uma unção de governo, liderança, unção que envolveria decisões sabias, unção que trazia o peso da responsabilidade sobre o próximo.

→ Deus o encheu com seu Espírito nesta ocasião

Comentário: O Espírito de Deus ao vir sobre Davi deu a ele as habilidades necessárias para se tornar o futuro rei de Israel, pois, o Espírito Santo é: Espírito de Sabedoria, direção, de justiça e um dos seus frutos é a fé (Isaias cap 32v 15-17 e cap 42 v 2; Gálatas cap 5 v 22)

→ O Espírito de Deus também o tornou: muito corajoso, destemido, proto para guerra, e sisudo de palavras (falava com autoridade), (1º Samuel cap 16 v 18)

● EU CHAMO A SUA ATENÇÃO PARA ESTA PROMESSA DO SENHOR JESUS

A SABER, O ESPÍRITO SANTO

● O ESPIRITO SANTO É A ATUAL PROMESSAS DO SENHOR, ELE É DEUS EM NÓS E SEM ELE NENHUM PROMESSA DE DEUS O PAI E DO SEU FILHO JESUS SERIA POSSIVEL A SABER: PERDÃO, SALVAÇÃO E CURA

Disse o Senhor Jesus:

→ Lucas cap 24 v 49
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

→ João cap 14 v 26
“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”

→ Atos cap 1 v 8
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas”

→ Atos cap 2 v 4
“E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”

Comentário: Deus ainda hoje, estar a cumprir está promessa sobre a nossa geração, sim; Deus quer nos encher com seu Espírito Santo e transformar nossas vidas, de tal modo que: não teremos medos dos desafios deste século presente, não temeremos as mudanças climáticas, não temeremos o desemprego, nem a fome, nem a nudez, nem o perigo, pois, como disse o Apostolo Paulo Cheio do Espírito Santo “Sobre todas estas coisas somos mais do que vencedores em Jesus Cristo que nos amou” (Romanos cap 8 v 35-37), e o que não dizer do Salmista Cheio do Espírito santo ao dizer: “Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares” (Salmos cap 46 v 2). Meus amados, eu não sei quais são os seus medos, mas, se buscares ao Espírito de Deus e fores cheio Dele; todos os seus medos e receio desaparecerão.

● COMO DAVI VENCEU UM LEÃO E UM URSO?

1º Samuel cap 17 v 34-35
“Então disse Davi a Saul (atual rei de Israel na ocasião): Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.”

Comentário: Davi venceu o Leão e o urso, pois, tinha em seu coração o propósito de defender suas ovelhas; que para muitos inclusive para seu irmão não passava de umas poucas ovelhas sem expressão numéricas ou coisas sem valor (1º Samuel cap 17 v 28), todavia, para Davi elas dependiam dele, e a responsabilidade de guardá-las era dele, pode ser que alguém pense: Arriscar a minha vida por isto! Mas, para Deus, trata-se de uma grande virtude a qual eu a chamo de: compromisso e responsabilidade por tudo aquilo que me foi confiado, eu ainda trago uma pergunta: Você está disposto a defender umas poucas ovelhas com sua vida? A verdade é que não encontramos pessoas nos dias de hoje com tais virtudes, pois, achamos que tudo aquilo que nos é confiado são coisas pequenas e não merecem nossa dedicação e cuidado, mas, perceba o que disse o Senhor Jesus ao servo fiel: “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei” ( Mateus cap 25 v 21), a verdade é; que a fidelidade de Davi em defender as ovelhas de seu pai chamou a atenção de Deus, pelo que Deus o ajudou no seu serviço, provando assim para ele e para nós, que seu auxilio está conosco mesmos nas pequenas coisas. Meus amados, Deus está contigo no seu trabalho, na sua casa, no mercado, no seu carro, na calçada e se você precisar de seu auxilio, ele é poderoso para te ajudar; lembra de Davi, pois, precisou de Deus no deserto apascentando ovelhas, e Deus deu a ele uma força tal que um leão nem um urso foi pário; isto ocorrerá com você também, na medida que não desprezares as responsabilidades a ti conferidas por menores que sejas; outro sim: Sejas cheio do Espírito Santo de Deus, pois, disse o Senhor Jesus “ O Pai dará o Espírito Santo aos que pedirem” (Lucas cap 11 v 13)

● COMO DAVI DERROTOU O GIGANTE?

1º Samuel cap 17 v 26
Disse Davi: “Quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”

Observemos o desenrolar dos fatos:

→ O povo de Israel estava em guerra contra os filisteus (1º Samuel cap 17 v 1-3)

→ Um gigante de aproximadamente três metros de altura do povo filisteu, aparece xingando e escarnecendo o povo de Israel, e como se não basta-se, desafia o povo de Israel para uma batalha de um só homem (1º Samuel cap 17 v 4-10)

→ Todos os homens de guerra em Israel estavam apavorados diante deste homem (1º Samuel cap 17 v 24)

→ O rei Saul para incentivar os seus soldados, oferece sua filha em casamento, e isenção de impostos reais por toda sua vida (1º Samuel cap 17 v 25)

→ Davi, não tinha idade para ir a guerra e lutar, todavia, em obediência ao seu pai Jessé, vai até o campo de batalha para levar comida aos seus irmão (1º Samuel cap 17 v 17-20)

→ Nesta ocasião ele fica a par dos fatos e ao ver o gigante filisteu xingando o exercito de Israel; profere estas palavras “Quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1º Samuel cap 17 v 26)

Comentário: Observemos esta ultima frase “Quem é este incircunciso para afrontar o exercito do Deus vivo?”, Davi esta dizendo: Nós somos o povo que Deus mandou marcar, (circuncidado), somos o povo escolhido de Deus. Nós não somos um exercito qualquer, nós somos o exercito do Deus vivo. Meus amados, trago alguns questionamentos a este respeito: Como você se projeta diante dos desafios? Como uma pessoa fraca sem Deus e sem esperança? Ou como uma pessoa forte em Deus e com esperança na resposta Divina? Este meus amados é o ponto que decidirá a sua vitória ou sua derrota, pois, o seu posicionamento diante das promessas de Deus te fará vencedor ou perdedor, pois, todo o povo de Israel estava derrotado até o momento que chegou um jovem que acreditava nas promessas de Deus, e que via a marca de Deus no seu corpo (circuncidado), e acreditava que a vitória vinha de Deus, pois, aquele exército era o exército do Deus vivo. Foi exatamente neste momento que o gigante perdeu, e também será neste momento, nesta posição de Filho do Deus vivo, que seus inimigos perderão; isto eu falo em nome do Senhor Jesus Cristo o Deus dos céus e terra, pois disse o Senhor Jesus: “Todo poder é me dado nós céus e na terra” (Mateus cap 28 v 18).

● DESFECHO FINAL: DAVI, O REI SAUL E O GIGANTE

→ Davi demonstra sua fé ao rei
“O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu.” (1º Samuel cap 17 v 37)

→ Davi demonstra sua fé ao gigante
“Hoje o Senhor te entregará na minha mão, toda terra saberá que há Deus em Israel, e todos que aqui estão saberão que Deus salva não com espada nem com lança, pois, do Senhor é a batalha” (1º Samuel cap 17 v 46-47)

Comentário e conclusão:Davi estava convicto que Deus o livraria, pois, suas experiências passadas com Deus estavam viva diante dele Veja: “Deus me livrou do leão e do urso”, isto o motivava a ir adiante Veja: “Também serei livre deste gigante”. Meus queridos; quantas vezes o Senhor tem nos livrados de difíceis situações? Será que na hora mais difícil de nossas vidas Deus nos abandonará? Ou será que nossas experiências passadas não valem de nada? E o que não dizer das palavras de Davi ao gigante: “Hoje o Senhor te entregará na minha mão, toda terra saberá que há Deus em Israel, e todos que aqui estão saberão que Deus salva não com espada nem com lança, pois, do Senhor é a batalha”, Davi estava certo que do Senhor Deus é a batalha e por isto; é Ele quem determina o vencedor, não são as espadas nem as habilidades humanas dos guerreiros; mas, são as mãos de Deus quem determina o vencedor ou vencedores; e como resultado desta fé viva em Deus, todos os presentes na batalha viram um menino lançar uma pedra com uma funda (estilingue), e verem está pedra cravar na testa do gigante, e o mesmo cair morto (1ºSamuel cap 17 v 49-50). E quem não viu; isto também inclui a cada um de nós, todavia, ouvimos que Deus deu ao jovem rapaz o direito de derrotar um campeão filisteu e gigante; mas, por que a ele? Porque ele quis lutar, e porque creu, e isto meus amados também ocorrerá a você e a mim se crermos em Deus e no seu Filho Jesus Cristo, pois, assim falou ele: “Tudo é possível ao que crer” ( Marcos cap 9 v 23)

Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus