sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CONVICÇÃO CORRETA NA DIREÇÃO ERRADA

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.



Tema: Jonas cap 4 v 2


“E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.”


Titulo: Convicção certa na direção errada



Introdução: Meus queridos, o meu propósito neste texto é chamar a sua atenção para as nossas convicções a respeito de Deus, do seu amor por nós e pela humanidade; e não é por acaso que um dos textos mais famoso e conhecido da Bíblia Sagrada é: “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça mais tenha vida eterna” (João cap 3 v 16), e na palavra de Deus, encontramos um belo exemplo de um profeta fervoroso em suas convicções, pois, disse: “Eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal” todavia isto; não o impediu de ser punido por Deus e de quase morrer no profundo do oceano engolido por um grande peixe, e o incrível meus queridos, é que muitos de nós também temos as mesmas convicções deste profeta, a respeito do amor e da bondade de Deus, mas, em vez de acertarmos a direção das benções e do seu favor, nós erramos o alvo e pecamos, e se a mão de Deus não se estender ao nosso favor poderemos até perder as nossas vidas em desgraças. Os fatos que seguem, registrados na palavra de Deus nos levará a conhecer ainda mais, o profundo amor de Deus em conceder aos homens sem exceção uma segunda chance, e também mostrará a indisposição dos homens, em perdoar e aceitar que outras pessoas também recebam a mesma sorte.


FALEMOS DE NÍNIVE E DA MENSAGEM DE DEUS PARA ELA:


Nínive capital do império da Síria; (Jonas cap 1 v 2)

Seus habitantes eram mais de cento e vinte mil homens (Jonas cap 4 v 11);

Era uma nação inimiga de Israel (2º Reis cap 6 v 8 e cap 13 v 4 )

Vivia nas praticas do pecado, e Deus manda o profeta Jonas profetizar sua destruição, caso não se arrepende-se; (Jonas cap 1 v 2)

FALEMOS DE JONAS E DE SUAS CONVICÇÕES:


Jonas foi o profeta israelita escolhido por Deus para pregar uma mensagem de arrependimento e Salvação para o povo de Nínive(Jonas cap 1 v 1- 2)

Jonas foi um profeta que cultiva intimidade com Deus e era conhecedor dos seus atributos de Amor e Bondade veja:


Parte AE orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis” (Jonas cap 4 v 2 parte A do verso)


Parte B “Eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.” (Jonas cap 4 v 2 parte B do verso)


Comentário: Ao observarmos este trecho sagrado, notamos que Jonas antes de cometer sua de rebeldia de não ir até Nínive e pregar a palavra de Deus, ele havia tido um dialogo com o Senhor em oração, antes que todos os eventos se desenrola-se diante dele, pois disse: “Não foi isto que eu te disse”, logo meus irmãos eu penso que a oração de Jonas com Deus foi semelhante a isto: “Senhor, não me peças para levar sua mensagem para este povo, pois, o Senhor sabe com todos os detalhes, o quanto a Síria já nos fez mal. Sim oh Senhor; eu sei que tu és bom, compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal, mas, eu sou sincero Senhor; eu quero é que este povo sejas destruído mesmo; mas se queres tanto dar uma chance a eles mande outro”(grifo meu). E como sabemos, Jonas comprou uma passagem para Társis e seguiu viagem sem remorso e com a sua consciência em paz e o fato é que até dormiu; vocês já viram alguém preocupado em fazer alguma coisa ter tranqüilidade para dormir? (Jonas cap 1 v 3-). Jonas conhecia as bondades de Deus, sabia que devemos obedecer acima de tudo, mas, preferiu ir à direção errada daquela que Deus o direcionou, tendo em vista um sentimento de ódio e vingança em seu coração em relação ao seu próximo; o povo de Nínive.


O DIREITO DE VINGAR-SE NÃO É DADO AOS HOMENS


Romanos cap 12 v 19

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.”

Comentário: Deus em seu Eterno Amor e Poder permite que os homens se irem, mas, não nos permite que os homens se vinguem; por que?Porque a vingança humana é motivada pelo ódio e isto; faz com que as pessoas fiquem segas e não saiba discernir os limites da correção; sem falarmos que a vingança anula a oportunidade dos homens se arrependerem. Deus meus irmão é o único Santo e Justo, que é perfeitamente capaz de retribuir aos homens conforme as suas obras, e em seu infinito Amor e Poder, nos tem dado baste tempo, para que cada um de nós homens pecadores que somos se arrependa, pois, Ele não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel cap 18 v 23), e quando olhamos para Jonas é claro, que o seu comportamento de vingança o fez perde a direção de Deus e o fez, cair em desobediência e rebeldia.


● TODOS OS FILHOS DE DEUS DEVEM PERDOAR ATÉ SEUS INIMIGOS


Deus é amor

1º São João cap 4 v 16

“Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele”

Comentário: Como posso bater no peito e dizer; eu estou em Deus se não amo o meu próximo? Visto que a sua palavra nos revela, que só permanece Nele aquele que ama. Como poderei sendo filho de Deus, alimentar o ódio por qualquer quer que seja? Eu ainda vos pergunto: Será que tudo que Jonas sentia era oculto aos olhos de Deus? A resposta é NÃO, pois, NADA É OCULTO AO OLHAR DE DEUS; veja: “Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.” (Salmos cap 139 v 2-4). Então por que Deus mandou Jonas ser o mensageiro para esta ocasião? A resposta é: Porque Deus, queria dar uma lição em Jonas, e senão mudarmos nossas atitudes, e continuarmos a alimentar o ódio por pessoas que no passado nos maltratou, e não liberarmos o perdão; meus queridos; Deus também nos ensinará como ensinou o profeta Jonas, pois, Disse Jonas em sua oração de arrependimento, estando na barriga de um grande peixe no profundo do oceano “Quando já estava morrendo eu me lembrei do Senhor e ele me livrou do inferno e da morte” (Jonas cap 2 v 1-10). Meus queridos, não morra no pecado do ódio e da vingança, se lembre do Senhor Jesus Cristo que estando numa cruz, injustamente, pois, nunca enganou a ninguém, (1º Pedro cap 2 v 22), só fez o bem a humanidade, e o que lhe reservaram: Surra com chicotes sendo o numero delas trinta e nove chibatadas, cuspiram no seu rosto, o deixaram nu, foi xingado, teve que carregar uma cruz que não era Dele, pois, era minha e tua, e no Gólgota lugar de morte, após fixarem as suas mão com pregos e lhe darem uma coroa de espinhos; quais foram suas palavras: “PAI PERDOA; ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM” (Lucas cap 23 v 34; Mateus cap 26; Marcos 15; Lucas 23 e João 19)


● DEUS CONCEDE A JONAS A SEGUNDA CHANCE

Jonas cap 3 v 1-2

Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo:

Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno.”

Comentário: Deus não desistiu de seu profeta, como também, não desiste de mim e de você, Jonas aprendeu da pior forma, que a Deus não se deve desobedecer, nem tentar fugir da sua presença achando que não daremos conta de nossas atitudes e más obras. Em Jonas é possível enxergarmos, que todos queremos a segunda chance, e que Deus não nos nega esta segunda chance. Todavia, meus queridos, o maior ensino que Jonas absorveu de Deus ainda estava por vir; veja a seguir.


EM JONAS, DEUS NOS MOSTRA QUE APRENDEMOS A AMAR COISAS SEM VALOR PARA ELE

Após pregar em Nínive, Jonas sai da cidade e fica de longe observando, se seria destruída ou não, e por não vela sucumbindo, fica muito insatisfeito (Jonas cap 4 v 1 e 6), pois, o povo de Nínive havia recebido a palavra do Senhor e até o rei de Nínive se humilhou e se converteu de seus maus caminhos (Jonas cap 3 v 4-10). Todavia, ainda restava uma ultima lição para Jonas; que podemos Chamar de: TROCA DE VALORES, pois, é exatamente isto que Jonas e nós fazemos com muita freqüência, valorizamos, aquilo que é descartável, e desvalorizamos o ser humano, visto que o valor de uma pessoa para Deus é caríssimo e como disse o Salmista: “Nem todo o dinheiro do mundo pode resgatar” (Salmos cap 49 v 8). Observe a ação de Deus para provar que Jonas estava errado, pois, ele nos conhece perfeitamente, por dentro e por fora, ele sabe tudo que pensamos e projetamos, e com certeza quer nos levar a pastos verdejante e endireitar nossos caminhos na pessoa de seu Filho Jesus Cristo;Veja:


Deus faz nascer uma planta para dar sombra a Jonas e ele se alegra ao extremo

Jonas cap 4 v 6

“E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e fê-la crescer por cima de Jonas, para que lhe fizesse sombra sobre a cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; de modo que Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.”


Deus mata a planta que dava sombra a Jonas

Jonas cap 4 v 7

“Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, de sorte que esta se secou.”


Jonas fica tão irritado com Deus, por Ele ter matado a planta que deseja a morte

Jonas cap 4 v 8

“E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; e o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.”


Qual foi a resposta de Deus?

Jonas cap 4 v 4

“Respondeu o senhor: É razoável essa tua ira?


Comentário e conclusão: Deus questionou a ira de Jonas, e o fez a refletir; “Hei Jonas, será que você está certo e eu estou errado nas minhas decisões?” (grifo meu). Meus queridos será, que isto que ocorreu com Jonas, não nos traz nenhuma reflexão? Pois, Jonas recebeu de Deus uma segunda chance, entretanto, não queria que Nínive tivesse a mesma sorte, estava insatisfeito com o arrependimentos dos nínivitas, e pelo fato de Deus não os castigá-los; isto o fez desejar morte (Jonas cap 4 v 3), e depois, demonstra um profundo amor por um mato, que ao velo murchar e morrer, deseja morrer junto com o mato; pelo que Deus o disse: É razoável essa tua ira por causa da aboboreira?” (Jonas cap 4 v 9). Meus queridos, o que cada um de nós está amando e dando valor acima do normal: Será o carro, as roupas, as viagens ou passeios, a nossa casa, o dinheiro, e como conseqüência deste amor louco e insano, passamos a desvalorizar o nosso próximo, nossa família, filhos, mães e pais,e como desculpa dizemos que não temos muita afinidade com eles; e de modo nenhum queremos dar a eles uma segunda chance, todavia, nós queremos sempre desfrutar das misericórdias de Deus e do seu favor, revelando assim nossos sentimentos egoístas, mas, não foi assim que o Senhor Jesus nos ensinou; antes ele disse: “Se amais só que vos ama, que galardão tereis? Se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais?” (Mateus cap 5 v 44-48). Muitas verdades Deus nos ensina em Jonas, mas, as maiores são: Que não aprendemos facilmente aceitar as decisões de Deus, e que sabemos que Deus é amor, mas, nós não queremos amar ao nosso próximo, e menos ainda ousamos amar os nossos inimigos, antes pelo contrario, queremos que Deus os destrua sem chance de arrependimento. Que Deus nos ajude.


Ev. Eli Hudson

Assembléia de Deus