segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A MIRA DE DEUS É PERFEITA E O ALVO É VOCÊ

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar as palavras do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: João cap 1 v 11-12

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”

Titulo: A mira de Deus é perfeita e o alvo é você

Introdução: Ao olharmos para a palavra de Deus onde diz “Deus veio e não foi recebido” (grifo meu), para muitos traz a impressão que ocorreu uma falha nos cálculos Divinos, ou que sua onisciência (poder de saber tudo, passado, presente e futuro), havia falhado! Mas isto se olharmos o texto isoladamente, e não observarmos as revelações do Senhor para seu povo em todas as Sagradas Escrituras (Bíblia), pois, quando assim o fazemos, percebemos que Deus não errou seu calculo, pois, ele não mirou apenas nos judeus, ele mirou também em nós “Mas a todos que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no seu nome”. Meus queridos, eu vos convido a enxergar o surpreendente amor de Deus por nós, e descobrir pela palavra de Deus o porquê os judeus o rejeitaram, porque milhares de pessoas ainda o rejeita e como A Mira de Deus nos Atingiu.

• O SALVADOR PROMETIDO

Genesis cap 3 v 15

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”

Comentário: A promessa Divina de Salvação para o homem se deu no jardim do Éden na ocasião da queda do homem, quando por sua desobediência e pelo engano da serpente (o diabo), e na ocasião da queda do homem, Deus o Pai promete o Salvador o Messias descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente (o diabo). E para nossa alegria e prazer no decorrer dos séculos o Senhor sempre manteve viva sua promessa para seu povo reafirmando as suas palavras veja: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” (Isaias cap 7 v 14), esta palavra teve seu cumprimento na virgem Maria, mulher agraciada por Deus para se tornar aqui na terra mãe de nosso Senhor Jesus, o Messias Salvador esperado por séculos e agora manifestado aos homens; porque Deus é Fiel em todas as suas promessas (Lucas cap 1 v 30-35).

• O SALVADOR ESPERADO

Ao passo que conferimos a promessas de Salvação aos homens no tópico anterior; neste tópico veremos que Deus o Pai revelou as características do Messias esperado, e através dos profetas diz: “O Salvador que providenciei para vocês será da descendência de Davi, linhagem real, eu farei que reine e ponha fim nas injustiças sobre as nações.”

Jeremias cap 23 v 5

“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra”

Isaias cap 11 v 4-5

“Julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio. E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins”

Estas não foram as únicas característica do Messias, mas ainda diz: “Ele terá o meu Espírito, abrira os olhos dos cegos, livrará os oprimidos e quebrantados de coração, será homem de dores experimentado nos trabalhos, será justo e humilde e vira assentado em um jumentinho.”

► O Messias teria o Espírito de Deus

Isaias cap 61 v 1

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”

► O Messias seria um homem experimentado no trabalho

Isaias cap 53 v 3

“Homem de dores, e experimentado nos trabalhos”

► O Messias viria ao seu povo de forma justa e humilde sobre um jumentinho

Zacarias cap 9 v 9

“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”

• O SALVADOR MANIFESTADO

O Senhor Jesus é o Messias, a Salvação de Israel e de todos os povos, pois, Ele cumpriu tudo aquilo que Dele foi escrito pelos profetas, todavia, o brilho e a luz do Messias dificultaram a visão dos judeus de tal modo que não o enxergaram. Pois, esquecerem que Deus o Pai é Senhor da história e é Ele quem a estabelece veja: “O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer” (Daniel cap 4 v 17), isto também foi observado pelo Senhor Jesus, na ocasião em que o rei Pilatos se exaltou dizendo a Ele “Eu tenho poder para matá-lo e para soltá-lo” (João cap 19 v 10), qual foi a resposta do Senhor Jesus “Nenhum poder você teria se do auto não fosse te dado” (João cap 19 v 11). Logo; Deus não está omisso aos acontecimentos mundiais e a história de Salvação dos homens foi escrita por Ele; pois enquanto os judeus estavam esperando a restauração político e mundial, que viria através do Messias, Deus envia o Messias, mas de um modo singelo, justo e humilde como ele já havia revelado. Todavia, a ânsia de ver os romanos destruídos, e o ódio por todos aqueles anos de humilhação só faziam enxergarem um Messias vingador e juiz; não um Messias manso e amoroso, que vivia a salvar os pobres e pecadores, este Messias não se encaixava com aquilo que eles queriam. Este fato meus queridos não é novo, pois, enquanto estamos olhando o que Deus não fez, esquecemos de olhar tudo o que ele fez e está fazendo em nosso favor, pois, se os judeus olhassem para dentro de si e enxergassem os seus pecados, eles veriam o Senhor Jesus como sendo o messias esperado e aquele que pode, e quer perdoar aos homens pecadores “Para que saibais que na terra o Filho do home tem poder de perdoar pecados” (Lucas cap 5 v 24)

• A ORDEM DE SUAS PROMESSAS

Deus é Senhor de todas as coisas, e é Ele que determina o tempo do cumprimento de suas promessas, e como Ele faz ou deixa de fazer, e como Ele determina a hora dos acontecimentos; não nos diz respeito, o que nos diz respeito é nos submetermos a sua palavra tal qual a oração do Pai nosso “Seja feita a sua vontade assim na terra como no céu” (Mateus cap 6 v 10). Pois enquanto os judeus esperavam a guerra exterior, o Messias veio e estabeleceu a guerra no interior dos homens, enquanto os judeus ansiavam vencer os romanos, o Messias os ensinava a vencerem a si mesmo e o ódio pelos romanos veja: “E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mateus cap 5 v 41), pois, um soldado romano podia obrigar uma pessoa a ajudá-lo em sua carga por uma milha, e qual foi a resposta do Messias: “Ande duas”. Ao inverter a ordem de suas promessas, Deus determinou que primeiro o Messias viesse para curar o homem de seus pecados e maldades interior; sim ele veio nos salvar de nossos pecados! E ao passo que a promessa do Messias restabelecer a ordem política e mundial, Deus em seu inquestionável poder e propósito deixou para o final dos tempos, ou seja, para breve.

• BREVE COMENTÁRIO DO FIM

Meus amados, em breve todo olho há de ver o messias que um dia veio ao mundo em carne, e que foi morto pelos homens e ressuscitado ao terceiro dia por Deus o Pai; o qual é o Senhor de toda a criação. Mas antes que isto aconteça a Igreja do Senhor Jesus Cristo será arrebatada “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Corintios cap 15 v 51-52), e o anti-cristo aparecerá e governará as nações com o poder do engano “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” (2 Tessalonicenses cap 2 v 8-9), o anti-cristo também fará, com que os homens o adorem e quem não adorá-lo será morto veja:

Apocalipse cap 13 v 4-8

“E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.

E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro ”

• O SALVADOR REJEITADO

1 João cap 1 v 10

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”

O seu povo não o recebeu; agora eu pergunto: Como receber um Messias que não respeitava a religiosidade dos homens de sua época? Pois Ele não respeitava os sábados fazendo muitos sinais e maravilhas, neste dia solene! Como receber um Messias pobre e humilde que vem assentado num jumentinho, ao invés de um alazão? Como receber um Messias que ensinava a orar até pelos meus inimigos? (Mateus cap 5 v 44), Como receber um Messias que me dizia: Vocês são hipócritas e guias cegos, que ao invés de tirar a trave de vossos olhos, ficam querendo tirar o cisco no olho de seus irmãos! Vocês não deixa passar uma mosca, mas engolem um camelo! (Mateus cap 7 v 5 e Mateus 23 v 24), Como receberiam um Messias que dizia a eles: “Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus cap 5 v 28). Como receberiam um Messias que dizia a eles: O pai de vocês não é Abraão, pois, se vocês fossem filhos de Abraão, vocês creriam em mim. Mas o pai de vocês é o diabo, pois, ele é homicida desde o inicio, e pai da mentira. E o que vocês querem fazer-me? Matar-me por lhes falar a verdade, pois, o vosso amor é pela mentira grifo meu (João cap 8 v 39-44). Eles não puderam aceitar, nem o enxergá-lo, pois, O BRILHO E A LUZ DO MESSIAS OFUSCAVAM A SUA VISÃO, e de modo algum o veriam, pois eles amaram mais as trevas do que a luz e disse o Senhor Jesus: “Eu sou a luz do mundo, e todos que me seguem não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João cap 8 v 12)

• O SALVADOR RECEBIDO

João cap 1 v 12

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”

Meus amados, Deus o Pai não erra e jamais errará seu alvo, pois, o seu primeiro alvo na primeira vinda do seu Filho o Messias foi: Os pecadores, os pobres de espírito, os oprimidos, os enfermos e a todos os que foram rejeitados e estavam a viver sem esperança. Pois disse o Senhor Jesus “Vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus cap 11 v 28), e isto, é possível enxergar nas muitas ocasiões que comiam com os pecadores “E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?” (Marcos cap 2 v 16), e qual era a resposta do Messias: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos cap 2 v 17), sim meus amados, o Messias veio para os que reconhecem seu estado de miséria pela falta de Deus, pois, não adianta eu ter tudo, ou seja, estar bem posicionado socialmente, ter honra e respeito onde eu chego, ter conhecimento das Sagrada Escrituras (Bíblia), e presumir em meu coração que já basta, e que todo o meu bem estar é sinal que Deus está comigo ou de outra forma eu estaria sofrendo e sendo castigado. Meus queridos este foi o erro de Israel! Pois julgava a aparência, e não olharam para dentro de si e para seus atos, pois, enquanto enriqueciam, muitos estavam na miséria, enquanto queriam o cumprimento da Lei de Moises no quesito morte e condenação, esquecia do amor ao próximo, outro sim, se as riquezas e posição sociais eram tão importantes; por que o Messias nasceu em um curral de animais e não em um palácio? Por que Deus o Pai celestial, permitiu que seu Filho nascesse em uma família humilde da descendência do rei Davi? Logo meus queridos, você tem que olhar para dentro de si, e considerar sua posição de pecador e carente da gloria de Deus e da presença de seu Filho Jesus Cristo o Messias. Pois diz Deus “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos cap 3 v 19).

Conclusão: Eu concluo este texto louvando a Deus por seu Filho Jesus Cristo o Messias esperado, que veio ao mundo e cumpriu tudo que foi revelado ao seu respeito, e que em breve Ele vira novamente para concluir a história e por um fim a toda maldade e injustiças, e tomar par si o reino mundial. Mas antes que isto aconteça, Ele te concede agora a oportunidade de crer Nele e na suas palavras. Meus queridos, permita que o amor de Deus te atinja, crendo e recebendo ao Senhor Jesus como Salvador da sua vida, pois, na sua segunda vinda, Ele não vira com Advogado junto ao Pai para interceder por nós, mais vira como Vingador e Juiz, pois diz: “Minha é a vingança” (Hebreus cap 10 v 30).

Ev. Eli Hudson
Ass. Deus M. Perus